O que é Mídia OOH ou mídia exterior

O que é Mídia OOH ou mídia exterior

Mídia OOH é a mídia out-of-home, ou mídia fora-de-casa, em tradução livre do inglês para o português. Também pode ser chamada de mídia exterior ou mídia externa. Pode ser definida como o conjunto de informações e ações publicitárias que atingem o público nas ruas, fora de suas casas. Os exemplos mais comuns de mídia OOH são:

  • Outdoors
  • Frontlights
  • Mobiliário Urbano ou Mupis
  • Busdoors

Há ainda outros exemplos de OOH, menos tradicionais:

  • Empenas
  • Triedros
  • Painéis Digitais (LED)

E podemos destacar ainda a mídia indoor, que são as telas que se localizam geralmente em elevadores, shoppings, academias, etc.


Os tipos de Mídia Out-Of-Home 

Outdoors

O outdoor é o tradicional painel de madeira ou metal que aceita anúncios impressos em papel ou lona. Além do uso para fixação de marca, o outdoor é muito competitivo nas campanhas promocionais, sobretudo do varejo. Ele é comercializado por períodos de 14 dias: as bissemanas, convencionalmente definidas para o decorrer do ano. É o formato mais clássico do meio, mas permite aplicação de grande criatividade em campanhas de marketing.

Exemplo de outdoor com anúncio da Uber

Frontlights

Os frontlights são painéis em grandes formatos e com iluminação própria na estrutura, sendo visíveis inclusive a noite. Costumam ser bastante chamativos e são comercializados em período mensal, geralmente com foco em campanhas institucionais de expansão e fortalecimento de marca. O material publicitário utilizado é a lona.

Exemplo de frontlight em Goiânia-GO. Durante à noite, o anúncio fica iluminado

Mobiliários Urbanos ou Mupis

Os mobiliários urbanos ou Mobiliários Urbanos Para Informação – Mupis – são elementos instalados em espaços públicos que contribuem para a organização, conforto, circulação, lazer e convivência. A lista é extensa, desde bancos e área de descanso até pontos de ônibus, canteiros, lixeiras, relógios e termômetros, entre outros. Nesses itens, é possível locar espaços publicitários e veicular campanhas de marketing.

Busdoors

Anúncios fixados na parte traseira de ônibus coletivos urbanos ou de viagens. Podem ser boa alternativa para campanhas criativas, pois é como um outdoor sobre rodas, levando a comunicação do anunciante por todos os cantos da cidade

Campanha veiculada em busdoor

Empenas

Com suas enormes dimensões, as empenas são a maior expressão da mídia exterior. Localizadas geralmente em avenidas de grande fluxo, nas laterais dos prédios, as empenas têm proporções que possibilitam maior tempo de visualização, garantindo grande impacto de comunicação e exposição de alto valor agregado.

Exemplo de empena, que pode ser visível a grandes distâncias

Triedros

O grande diferencial do Triedro é a sua movimentação, o que atrai mais atenção que uma comunicação estática. Ele é formado por prismas giratórios que alternam três mensagens em um mesmo espaço. Sua periodicidade de comercialização é mensal e o material utilizado é o adesivo.

Os triedros alternam até três anúncios no mesmo espaço

Painéis digitais (LED)

Ainda sem muitas opções na maioria dos municípios, é mais encontrado em grandes capitais, mas está ganhando força, configurando o que se chama de DOOH – Digital Out-Of-Home. São painéis e monitores de LED que exibem anúncios, como na TV e podem ser controlados à distância, permitindo outros formatos de exibição, como vídeos e animações. É uma inovação do mercado e tendência do setor para os próximos anos.

Painel digital de LED localizado em metrô

Mídia indoor

A mídia indoor se refere a um ponto de mídia posicionado dentro de um ambiente fechado, com o papel de informar, entreter ou transmitir conteúdo publicitário. Alguns exemplos são as TVs em salas de espera, nos elevadores de centros comerciais e nos corredores de shoppings ou estações de metrô.

Tela em elevadores são um exemplo de mídia indoor

Mídia OOH: coisa do passado?

A mídia OOH, no senso comum, pode ser considerada “coisa do passado”, já que o seu produto mais tradicional, o outdoor, não possui tecnologia embarcada. Porém, há cada vez menos gente assistindo TV aberta e lendo revistas ou jornais e migrando para canais de conteúdo na Internet ou serviços segmentados. Com mais possibilidades de bloquear anúncios no Google e em redes sociais, a mídia OOH mantém seu posto ao ser reconhecida como um canal robusto e que gera autoridade aos anunciantes.

Exemplo disso são campanhas de empresas inovadoras, como a Netflix, que utiliza OOH por todo o Brasil para fortalecer sua marca de forma criativa.

A força da Mídia OOH

Segundo a pesquisa da Kantar Ibope Media,a mídia OOH é a segunda colocada em penetração na população local e ocupa a terceira posição no ranking de investimentos do mercado publicitário. O destaque desta formato de mídia é a exposição e o impacto.

O principal objetivo é alcançar pessoas durante seu trajeto pelas ruas da cidade, rodovias e em espaços públicos como praças, shoppings e parques. Diferente da TV e da Internet, seja acessada pelo computador, notebook, tablet ou smartphone, você não consegue trocar a mídia OOH de canal, não consegue deslizar a página ou fechar sua janela. Logo, a mensagem alcança em massa e sem possibilidade de não ser vista, atingindo as pessoas que transitam pelos locais durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e sem interrupção.

Exemplo de Mídia OOH

O exemplo mais famoso da OOH é a Times Square, o conhecido cruzamento de Nova York que expõe mais de 50 painéis digitais exibindo campanhas e marcas 24 horas por dia, 07 dia por semana. O local é supervalorizado, com o preço de exibição de cada metro quadrado saindo em torno de R$ 15 mil mensais, dependendo a posição.

Embora a Times Square seja muito valorizada, o custo-benefício das mídias OOH é considerado bastante vantajoso, mesmo para pequenas empresas. O retorno para cada dólar investido em mídia Out-Of-Home é de R$ 26,00. Ou seja, para cada real investido, o retorno é de 26 reais. 

Próximos Passos

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